Categoria

Porcelanatos de grandes formatos. Dos planos aos volumes!

Porcelanatos de grandes formatos. Dos planos aos volumes!
O porcelanato tem evoluído muito nos últimos anos. A alta tecnologia em sua fabricação, a otimização dos processos, o investimento em desenvolvimento de produto, o conhecimento e aceitação por parte do consumidor, o crescente aumento da produção e consumo, fizeram surgir peças com design dos mais diferentes tipos e para diversos usos. Encontramos hoje no mercado uma variação enorme deste tipo de revestimento, com muitas opções de cores, desenhos, inspirações, dimensões, texturas e volumes. 

Uma tendência recente, que veio muito forte e, com certeza, para ficar, são os grandes formatos. Peças com dimensões elevadas, entre elas 60cmx120cm, 90cmx90cm, 120cmx120cm, 120cmx240cm chegando até 100x300 cm. Com a boa notícia que, antes importados, estes tamanhos já são fabricados no país por algumas marcas líderes no segmento, o que facilita a logística e o custo de produção, diminuindo valores de comercialização e abrindo uma excelente opção para as mais diversas especificações.

E, diferente do que habitualmente pensado, o uso destas peças não se restringe a ambientes espaçosos ou de grandes áreas. Os revestimentos gigantes podem compor perfeitamente em ambientes menores como banheiros, cozinhas ou apartamentos de pequenas metragens. E ao contrário do que pode parecer, a utilização dos porcelanatos de grandes formatos dá a sensação de amplitude ao ambiente aplicado.

Outro fato interessante foi o aumento do leque de usos do porcelanato devido a estes novos formatos. A alta resistência do material, menor peso (por ser mais fino), garantia de fábrica (por ser um produto industrializado), facilidade de reposição, combinação da proposta arquitetônica (bancadas com o mesmo material do restante da composição por exemplo), entre outras características técnicas e visuais, fez com que este formato também seja utilizado como matéria prima ou base para a execução de bancadas, móveis, cubas, lareiras, escadas, nichos, objetos de design, acessórios, entre outros volumes de infinitas possibilidades, substituindo, com maestria, pedras naturais e materiais até então mais usuais.

Os porcelanas em grandes formatos vieram pra ficar. Na hora de repaginar o seu ambiente, aposte nessa tendência. 

Marcos de Almeida Luz
Diretor franqueado Portobello Shop Blumenau