Categoria

Organizando o quarto (e os seus hábitos) para uma boa noite de sono.

Organizando o quarto (e os seus hábitos) para uma boa noite de sono.

Com cada vez mais estímulos para nos manter acordados, as (poucas) horas que temos para dormir devem ser extremamente bem aproveitadas para que possamos de fato descansar o corpo e a mente. 

Mas você sabia que o seu quarto pode estar atrapalhando seu sono? Os objetos e o seu comportamento dentro deste ambiente podem influenciar profundamente na qualidade do seu sono. Por isso, esteja atento(a) a algumas dicas fundamentais, que vão fazer toda a diferença nas próximas noites.

LUZES
Tenha, no ambiente, um ponto de luz menos intensa, como um abajur ou uma fita de LED. E dê preferência às lâmpadas amarelas ou âmbar.

DESCANSE A MENTE
Procure não ficar pensando no que você precisa fazer no dia seguinte. Se isso for um hábito recorrente, antes de deitar sente-se e faça uma “lista do dia seguinte”. Assim, ao entrar no quarto, tudo já estará organizado, evitando aquela sensação de mil coisas pra resolver. 

RELÓGIO? SEM LUZ
Acordar no meio da noite e dar de cara com as horas pode causar ansiedade e você perder o sono. Por isso, afaste relógios digitais do seu criado-mudo. 

CORES
As paredes dos quartos deve ter cores claras e suaves. Isso vale também para os elementos decorativos. Quanto mais fortes e chamativas as cores (vermelho, laranja, roxo), maiores as chances de elas agirem como um estimulante. 

CHEIROS
Evite cheiros, essências, perfumes ou incensos muito fortes. Até mesmo o cheiro do quarto deve ser agradável, mas suave.

CONFORTO
O travesseiro certo é fundamental para uma noite de sono e para aquela sensação, no dia seguinte, de corpo descansado. Se você acorda com dores no corpo ou no pescoço, apesar de dormir a noite inteira, vale a pena procurar uma empresa especializada para ver se o problema não está no colchão ou no travesseiro.

SEU TEMPLO
Seu quarto é um lugar sagrado. Ali devem reinar o silêncio, a tranquilidade e a suavidade. Evite fazer refeições, trabalhar, assistir TV ou ficar vendo o celular no quarto. Deixe esses hábitos para a sala. 

ORGANIZAÇÃO
Quarto bagunçado remete ao caos. Quarto organizado dá sensação de calma e aconchego. Procure dar uma ajeitada nas coisas antes de dormir. 

ESCURO
Acorda mais tarde ou mora em uma área com uma forte iluminação noturna? Coloque um blackout para que a luz externa não atrapalhe seu sono. 

BARULHO
Se você mora em um local movimentado, numa rua barulhenta, num apartamento perto do playground ou do salão de festas, as janelas antirruídos são um investimento fundamental. 

TEMPERATURA
25º é a temperatura ideal para manter o seu quarto, em qualquer estação do ano. Para isso, faça uso de ventilador, ar-condicionado ou aquecedor, dependendo da estação do ano.