Categoria

Lareiras - Todo cuidado é pouco!

Lareiras - Todo cuidado é pouco!
Com o frio chegando, muita gente recorre às lareiras para aquecer e dar charme ao ambiente. Porém, na hora de instalar uma lareira na sua casa ou apartamento, fique atento a algumas dicas da Devito Imóveis:

Crie barreiras térmicas
Se você vai colocar algum equipamento eletrônico logo acima da lareira, não se esqueça de criar uma barreira entre eles. Opte por um material resistente às altas temperaturas, como tijolo, concreto, pedra ou vidros temperados acima de 10mm de espessura

Instalação
Procure orientação técnica de profissionais habilitados para realizar a instalação. Ao embutir a peça, não esqueça de considerar o espaço para dilatação. O ideal é deixar 1 cm de vão de cada lado, pois a tendência é a lareira “aumentar” com o calor. 

Segurança
Utilize hastes metálicas especiais para acender e apagar a lareira sem riscos. Acenda o fogo com um pão velho embebido em álcool, sem exagerar na quantidade de álcool. Nunca utilize produtos derivados de petróleo. Nas opções a gás, opte por modelos com sensor de desligamento em caso de ausência de fogo. Nunca utilize a lareira sem tela de proteção.

Voltando a usar
Está sem usar sua lareira há algum tempo? Antes de ligá-la, verifique se não há alguma obstrução na chaminé. Pássaros, abelhas e marimbondos podem ter utilizado esse espaço como ninho. 

Regulagem da válvula
Nunca utilize a lareira com a válvula fechada. Antes de acender o fogo, abra a válvula. Quando a brasa começar a se formar, feche lentamente o regulador, deixando apenas uma fresta aberta. 

Lenha
Lenha molhada não dá brasa e provoca muita fumaça. Por isso, guarde-a num local coberto e ventilado. Alimente o fogo aos poucos, mantendo sempre uma brasa. Labaredas muito altas não são recomendadas.

Apagando o fogo
Não utilize água. Deixe o fogo apagar naturalmente, para evitar choques térmicos. Somente limpe a lareira quando ela estiver fria e com as brisas apagadas. 

Ambientes fechados
Se você tiver uma lareira no quarto, mantenha uma abertura na porta ou janela, para permitir a passagem do ar e oxigenação do ambiente.