Categoria

Checklist vistoria. Atenção aos ítens mais importantes!

Checklist vistoria. Atenção aos ítens mais importantes!
Mudar-se para um novo imóvel é sempre um motivo de comemoração. Mas para evitar dores de cabeça e problemas, é fundamental realizar uma vistoria antes da mudança, afim de conferir se está tudo de acordo com o memorial descritivo (no caso de apartamentos novos) ou com o contrato de aluguel (no caso de locação). 

Primeiramente, agende a vistoria em um dia tranquilo. Reserve algumas horas do seu dia, para que você tenha tempo para observar com calma todos os itens. Se você não se sente seguro, chame algum conhecido ou um profissional especializado para lhe acompanhar. Se você alterou a parte estrutural do seu apartamento durante a construção, leve seu arquiteto(a) junto, para verificar se todas as mudanças foram feitas conforme planejado.

Tenha em mãos o memorial descritivo ou contrato de aluguel. Se o seu imóvel é novo, leve também o folder ou catálogo como material de apoio. Assim você poderá se certificar se a construtora seguiu as especificações. 

Ao entrar no imóvel, estabeleça uma sequência. Olhe atentamente cada cômodo antes de ir para o outro. Comece observando as portas e janelas. Veja se não possuem arranhões, pinturas danificadas, vazamentos nas esquadrias. Verifique a vedação das janelas, abra e feche todas as janelas e portas para ver se estão funcionando bem e teste todas as chaves. 

As paredes devem estar lisas, com a pintura em dia, sem rachaduras, bolhas, riscos ou sinal de infiltração. 

Se o seu apartamento é novo, o medidor de energia ainda não estará instalado. Então, deixe claro no relatório da construtora que as instalações elétricas não foram verificadas. Mas confira se o quadro de luz está devidamente identificado. No caso de locação, teste todos os interruptores e tomadas e verifique o estado da fiação elétrica. 

Para conferir a parte hidráulica, ligue as torneiras e verifique o escoamento da água nas pias e a possibilidade de vazamentos. Teste as descargas para conferir a vazão da água, ligue os chuveiros para ver se o caimento da água está OK. Isto deverá ser feito em todas as áreas molhadas, que possuem ralos, como área de serviço e sacada, por exemplo. 

Teste a churrasqueira. Pode colocar fogo em algum papel ou papelão para conferir se a fumaça sobe ou volta pra dentro do apartamento. 

Olhar para baixo é fundamental! Procure por desníveis e confira atentamente os pisos e rejuntes. Pode haver trincas, rachaduras, manchas, peças com tonalidades diferentes, rejuntes mal feitos, etc. 

No caso de imóveis mobiliados, não esqueça de verificar o funcionamento e as condições de todos os móveis e eletrodomésticos. 

Por fim, teste o funcionamento dos interfones, confira a metragem da sua vaga de garagem, com o auxílio de uma trena e visite as áreas comuns - especialmente se foram entregues mobiliadas e equipadas, para ver se todos os equipamentos e objetos estão presentes. 

Todos os reparos identificados na vistoria devem ser realizados antes da mudança. E somente após verificar que tudo está OK você deve assinar o “aceite” do imóvel, confirmando que não existe nenhuma pendência. 

Após a vistoria, você poderá se mudar com toda a tranquilidade e curtir ao máximo a casa ou apartamento novo!